Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Com o objetivo de acabar com os lixões no país, assim como minimizar os problemas ocasionados pela má gestão dos resíduos sólidos, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), através da Lei Federal 12.305/2010 estabelece todas as diretrizes necessárias para a adequada elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A empresa LIDER EGENHARIA e seus técnicos possuem vasta experiência nesta área, inclusive participando e elaborando Planos Estaduais, Intermunicipais e Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, demonstrando seu real conhecimento prático e teórico para o desenvolvimento do melhor planejamento para a gestão municipal dos resíduos.

Além dos impactos gerados com a má gestão dos resíduos, nota-se através da experiência adquirida ao longo de mais de cinco anos trabalhando nesta área, que a falta de um planejamento adequado para os municípios brasileiros, acarreta constantemente em prejuízos financeiros e ambientais, muitas vezes irreversíveis.

Para isso a Equipe da LIDER ENGENHARIA conta com profissional com mestrado na área de resíduos sólidos e uma equipe com vasta experiência para tratar as especificidades de cada localidade, levando em consideração principalmente a possibilidade de formação de consórcios municipais para desenvolver uma gestão municipal mais eficaz e econômica viável. Embora ainda seja um “tabu” para alguns gestores municipais, a formação de consórcios é um mecanismo que vem se tomando cada vez mais uma solução para atender todas as exigências da PNRS.